“Até 50% dos servidores se aposentarão em 5 anos”, diz Paulo Guedes”

Nos próximos anos os realização de concursos públicos federais poderá diminuir. Paulo Guedes, atual Ministro da Economia,afirmou nesta sexta-feira (15) de março que o governo não deve repor de imediato os servidores que estão se aposentado, a ideia é modernizar e automatizar as funções de alguns setores.

“Cerca de 40% a 50% do funcionalismo federal irá se aposentar nos próximos anos, e a ideia é não contratar pessoas para repor. Vamos investir na digitalização”, afirmou Guedes.

O ministro comentou o caso durante participação em um evento na Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Rio de Janeiro. A intenção de modernizar e incluir tecnologias no serviço público já era uma das promessas do novo governo. 

De acordo com especialistas, essa lógica não fecha. A digitalização de serviços básicos não será capaz de suprir a grande carência de profissionais. Os concursos públicos ainda são a saída para reverter o déficit e manter o quadro de pessoal.

Alguns setores, ainda dependem de material humano e a simples digitalização, não irá suprir o déficit, como por exemplo os setores Judiciários.