1. Instalações hidráulicas, de sistemas de ventilação e refrigeração

Dentro do ramo de construção, essa foi a segunda melhor atividade em taxa de sobrevivência, com 82%. São classificados nesta categoria sistemas de aquecimento, ligação de gás e tubulações de vapor, por exemplo.

2. Confecção de artigos do vestuário e acessórios

No Brasil, são produzidas mais de 6 bilhões de peças de vestuário todos os anos, chegando a 47 bilhões de dólares de faturamento anual. Negócios de confecção de roupas para crianças ou adultos apresentaram taxa de sobrevivência de 81%.

3. Reparação de equipamentos de informática e comunicação

Os consertos de desktops, monitores, laptops, terminais de computação, impressoras, entre outros produtos são especialidades de alguns negócios. Existem várias franquias no mercado que oferecem esse tipo de serviço a domicílio, por exemplo. Das 7152 empresas constituídas, 81% continuaram no mercado.

4. Fabricação de produtos alimentícios

São as empresas que produzem alimentos para uso humano e animal. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação, o faturamento consolidado em 2012 do setor foi de 431,9 bilhões de reais, um crescimento da produção física de 3,59%. Em 2007, foram criadas 3969 empresas e a taxa de sobrevivência foi de 80%.

5. Comércio de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal

Segundo a Associação Brasileira de Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec), o Brasil é o terceiro maior mercado global de produtos do gênero, tendo gasto 42 bilhões de dólares no ano passado. Dos 5.906 comércios abertos em 2007, a taxa de sobrevivência foi de 79%.

6. Alojamento

Negócios que oferecem hospedagem de curta duração para turistas têm crescido muito. Além de albergues, aplicativos como o Airbnb ajudam pessoas que desejam alugar a casa ou um quarto por um breve período. Dos 2.636 negócios que foram criados, 79% continuaram no mercado.

7. Atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria

Empresas que prestam serviços jurídicos, contábeis ou de auditoria estão neste grupo. Dos 5.073 negócios que oferecem esses serviços, a taxa de sobrevivência foi de 77% após dois anos.